Setores de Atividades econômicas
Em Geografia , atividades econômicas são formas de trabalho que produzem riquezas.
Na pré-história os homens caçavam, pescavam e coletavam produtos para sua sobrevivência. Aos poucos foram aprendendo a domesticar animais e a selecionar e plantar aquilo que lhes interessava. O Extrativismo e a Agropecuária foram, portanto, as primeiras formas de trabalho que geravam riquezas ou as primeiras atividades econômicas desenvolvidas pela humanidade.
A transformação da matéria- prima em produtos feitos de forma muito simplificada e individual chamado hoje de artesanato surge ainda na Antiguidade. O artesanato evoluiu para aManufatura que é a transformação da matéria-prima utilizando ferramentas simples e máquinas manuais nas chamadas oficinas da idade média. Aí já estava presente a divisão do trabalho (tarefas) e o volume de bens produzidos era bem maior. Finalmente com o surgimento das máquinas movidas á vapor, na Inglaterra no século XVIII, a humanidade entra definitivamente na era Industrial.
As atividades econômicas podem ser classificas em três setores, a saber, de acordo com suas características.
Setor Primário
Inclui-se aí todas as formas de trabalho que produzem alimentos e matéria- prima, como o Extrativismo (animal, vegetal e a extração mineral primitiva), a agricultura, a pecuária e a silvicultura.
Setor Secundário /
Inclui-se aí todas as atividades que transformam a matéria-prima, como a indústria, a construção civil, o extrativismo mineral de alta tecnologia e a produção de energia.
Setor TerciárioInclui-se aí as atividades que fazem circular as riquezas produzidas ou prestam serviços. São estas: comercio, transportes, administração, serviços de infraestrutura como coleta de lixo, água, energia, serviços de saúde e educação, turismo e lazer e muitos outros.
O setor primário está concentrado nas áreas rurais enquanto os setores secundários e terciários se desenvolvem basicamente nos espaços urbanos. Hoje em dia ,através da analisa da composição por setores do PIB de um lugar (país, estado etc...) e da composição por setores da população ativa ou ocupada (que trabalha de forma remunerada) é possível determinar o nível de desenvolvimento econômico deste lugar. Assim um país com grande percentual de trabalhadores no setor primário denota atraso econômico já que sua economia está concentrada nas atividades rurais
.O Setor Quaternário
“Setor quaternário é o setor da robótica, cibernética, informática”. O domínio da informação vem crescendo de importância a cada dia sendo prioritário para as grandes potências.O setor quaternário é a expansão do conceito da Hipótese dos Três Setores da Economia e abrange as atividades intelectuais da tecnologia, como geração e troca de informação, educação, pesquisa e desenvolvimento e as altas tecnologias em si, anteriormente incluídas no setor terciário como serviços. Há estudiosos que insistem em não expandir a Hipótese dos Três Setores, e, portanto, mantê-los onde estão. Entretanto, muitos discutem que já se possui dados e elementos suficientes para essa nova classificação.O setor quaternário e a populaçãoTodo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa, essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego, são essas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não economicamente ativa ou mesmo inativa.No caso especifico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário