O filme esta relacionado com a revolução industrial, e mostra de forma cômica as condições dos trabalhadores na fabrica, eles eram submetidos a trabalharem com movimentos repetitivos, e acompanhar o ritmo da esteira, que a cada minuto o chefe mandava aumentar a velocidade para produzir mais, em pouco tempo, e com isso.
Tempos Modernos mostra também a mecanização do trabalho e a desconsideração do elemento humano. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça dessa maquina . Ficou claro que a única preocupação era produzir e com isso lucrar, o ser humano era um mero instrumento de trabalho sem nenhum privilegio quiçá um bom pagamento pela forma de trabalho apresentado, que muitas vezes não dava para pagar o preço dos produtos que produziam o que sem dúvida alguma é algo bem injusto. Não estavam interessados em mão de obra qualificada e sim quantidade para que a produção fosse mais rentável. Com todos esses problemas surge o movimento sindicalista que luta por melhores condições de trabalho e salários para os operários. Começava aí uma luta de classes. O desemprego também foi bastante notório com o fechamento das fábricas, consequentemente a miséria aparecia. Vale ressaltar que o sistema capitalista vivido até os dias atuais é uma maneira inteligente de se ter lucro, e através de propagandas e cultura de massa transformaram nossa sociedade em uma sociedade comunista, onde o consumo virou nodo de vida.
Com o aumento do consumo mas industrias tiveram que produzir cada vez mais para atender os consumidores de todos os continentes, e é claro, enviar essas mercadoria para todos os cantos do planeta. Inicia-se assim a primeira fase da globalização atual, chegando ao ponto de ao invés de enviarem mercadorias, enviaram sua fabricas, conhecidas como multinacionais ou transnacionais.
O que caracteriza essa globalização atual é a internacionalização do capital, o circulação de mercadorias e informação entre todos os países do planeta, o avanço tecnológico em todos os setores da economia. Em suma, não existe fronteira para o capital, seja ele intelectual(conhecimento) ou físico (mercadorias, produtos). Além da formação de grandes blocos econômicos, mas isso é outro assunto.
Espero ter ajudado.
Obrigada Fessor....Adorei sua explicação , agora sim estou entendendo todo esse assunto de ´´globalização``.....te adoro.....saudades...
ResponderExcluirEstamos aki sempre minha querida
ExcluirQual a relação entre o filme tempos modernos e a teoria de Marx? Trabalho e consumo
ExcluirSobre a segunda revolução industrial explique oque caracteriza?
ExcluirQual a relação entre o filme tempose modernos e a teoria de Marx? Trabalho e consumo me ajudem por favor
ResponderExcluir