quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Material 8º ano - Os primeiros habitantes do Continente Americano - Outras Civilizações Pré-Colombianas


História da América: os habitantes da América pré-colombiana


Os primeiros habitantes do Continente Americano: a vida na América antes do sedentarismo e das cidades (11.000 a.C. até 7.000 a.C.).




Esse texto tem como base o livro do historiador brasileiro Ciro Flamarion Cardoso,América pré-colombiana, aqui trataraemos somente dos primeiros habitantes do continente Americano.
O povoamento da América se deu por descendentes dos homo sapiens sapiens do velho mundo, a rota mais antiga para a América foi a do estreito de Bering, houve um período Paleolítico na América e o povoamento se deu em diversas regiões e em diversos períodos, de formas diversas.
Tal povoamento iniciou com os proto-mongolóides (antecedentes dos mongolóides) que sofreram mutações e variações genéticas aqui no continente Americano, depois vieram os povos da Ásia, Austrália, Polinésia e Melanésia, por isso as mais de 2 mil línguas desenvolvidas aqui no continente.
Acredita-se em imigrações pelo mar e de negróides, mas as argumentações são frágeis, segundo o historiador Ciro Flamarion Cardoso.
Os humanos da Ásia meridional ao atravessarem o estreito de Bering trouxeram técnicas paleolíticas conservadoras em relação as técnicas de outros paleolíticos, por isso muitos pesquisadores acreditavam que houvesse grupos humanos aqui na América antes de 11.000 a.C. De qualquer modo as discussões estão aceitando mais tais hipóteses.

No período Paleolítico Superior [para o restante do mundo data de 40.000 a.C. e para a América data a partir de 11.000 a.C. e vai até 6.000 a.C.], houve grupos humanos com tecnologia de produção de projéteis de pedras e caçadores de animais grandes, depois houve uma regionalização tecnológica (adaptação com a região), os modelos desses projéteis mais generais e mais antigos eram de influência asiática, mas os modelos adaptados foram inventados na América como, por exemplo, o projétil pontaPlano da América do Sul e a ponta Llano da América do Norte. Mas nem todos os humanos eram caçadores de animais grandes (pouca técnica de caça), uns eram herbívoros, como no vale mexicano de Tehuacan onde viviam da coleta de plantas e de animais, mas sem uma caça especializada. Houve dois tipos básicos de vida: o da caça generalizada e o da caça especializada.
Por volta de 6.000 a.C. houve mudanças no clima, mais quente que levou o mar a subir e alagar lugares mais rasos surgindo crustáceos, peixes e moluscos nas regiões mais rasas, isso levou uma diversidade maior e regionalização do modo de vida. Somam as caças os recursos marinhos. As migrações misturam os modos de vida em diversos lugares: nos bosques a caça e a coleta; no Canadá, EUA e México a caça especializada; Peru e Chile os recursos marinhos e no México a coleta de vegetal.
Os grupos humanos de caçadores e coletores no período pré-agrícola são classificados como bandos e agrupavam-se até 25 pessoas com uma divisão social através do sexo e da idade: os homens caçavam e as mulheres coletavam. A base social era a do parentesco simples, sem genealogias longas ou culto aos antepassados. Os bandos chegavam a 500 pessoas em épocas boas e diminuindo em épocas difíceis.
Teremos outros textos dando sequência a esse.

Fonte: CARDOSO, Ciro Flamarion. América pré-colombiana. São Paulo: Brasiliense, 2004.




Outras Civilizações Pré-Colombianas




Quando os Europeus conquistaram a América encontraram um grande conjunto de indígenas: nas Antilhascontactaram com os Aruaques, na Venezuela e na Guiana com os Caraíbas, no Brasil com os Tupis, noGolfo do México com os Semínoles (Flórida) e a oeste com os Muscóguis e os Publos. Na América Central, asul do Império Asteca conheceram os Maias, na Cordilheira dos Andes os Chibchas. No Império Inca viviamos Karas, os Quechuas, os Aimarás e os Araucanos.

Todos estes povos não tinham contactos entre si, apresentavam características étnicas e linguísticasdiferentes, mas partilhavam pontos em comum como o desconhecimento do cavalo (exceto os Maias), daescrita e das armas de fogo. Os grandes impérios pré-colombianos não eram, como à partida se podepensar, os únicos focos populacionais bem estruturados. Os Aruaques das Antilhas, por exemplo,dispunham de um sistema muito produtivo - conucos, aplicado à cultura da mandioca.

No conjunto heterogéneo da América pré-colombiana, misturam-se diferentes povos produtores deexcecionais testemunhos da criação artística humana que vão desde a arte parietal dos primeiroshabitantes do continente, ou da arte dos índios das pampas argentinas ou das selvas amazónicas até àsgrandes criações dos Maias, Incas e Astecas.

Dos cerca de 40 000 anos de história independente dos índios americanos, sem contarmos com a arte doscaçadores primitivos, a arte e a cultura da Mesoamérica de 1500 a. C. até 1500 divide-se em 3 grandesperíodos: o pré-clássico, o clássico e o pós-clássico. Na primeira fase destaca-se a arte das aldeias dehorticultores e agricultores do vale do México, da cuenca do rio Guayas e na costa do Pacífico, no atualEquador, onde se produziam figurinhas de cerâmica de valor simbólico e religioso, ligadas a ritos defertilidade. Nas áreas da costa do Golfo do México e o callejón de Huaylas, no Perú, surgiram quase emsimultâneo duas civilizações: a Olmeca no México e a Chavín no Perú.

A fase clássica (200 a 900-1000) constitui o momento de maior esplendor artístico e cultural daMesoamérica, representado pela cultura de Teotihuacan, no centro do México, a cultura Zapoteca no valede Caxaca e a cultura Maia. O classicismo andino teve o seu grande desenvolvimento nas civilizaçõesMochica, Nazca e de Tiahuanaco na área do lago Titicaca.

O período pós-clássico corresponde aos últimos 500 anos da história pré-colombiana e representa, apesarda crise ecológica e política em volta do ano 1000, o renascer de formas artísticas e o estabelecimento denovas organizações políticas dominadas pelo militarismo e pela classe dos comerciantes. A civilizaçãoTolteca e Maia-tolteca, na Mesomaérica conduziram ao desenvolvimento político das Astecas, apesar dena área andina, as culturas Wari, Chimú ou Inca culminarem no Império Inca.

Além das sobejamente conhecidas civilizações Asteca, Maia e Inca, estes territórios, como foi referidoanteriormente, conheceram outras civilizações não menos importantes mas menos divulgadas como aOlmeca e a de Chavín. Os Olmecas - "habitantes do país da borracha" - estabeleceram-se no MéxicoCentral e Meridional do final do II milénio até 400 a. C. Este povo legou-nos uma cultura que apresenta umconjunto de características, que mais tarde estariam presentes nas grandes civilizações desta parte domundo: o conhecimento do calendário, o uso do zero nos cálculos, a utilização da pirâmide como suportedos templos e a prática de deformações cranianas e mutilações dentárias que reaparecem com os Maias.

Os Olmecas da pré-história ocupavam algumas áreas pertencentes aos atuais estados mexicanos de VeraCruz e de Tabasco, onde se destacavam os centros cerimoniais de San Lorenzo (1200-900 a. C.) e de LaVenta (900-400 a. C.). Outros sítios arqueológicos de grande relevância são: Tres Zapotes, Cerro de lasMesas e Tenochtitlan. Este povo exprimia-se artisticamente através de esculturas de vários formatos,onde se destacam, naturalmente as 14 colossais cabeças olmecas, que têm entre 1,60 a 3 metros epesam até 10 toneladas. Estas representam de uma forma realista guerreiros, senhores ou antepassados,onde estão sempre presentes os lábios grossos, o nariz largo, os olhos esbugalhados e um capacete sobrea cabeça. Também produziram peças mais pequenas que representam homens, deuses ou o homem-jaguar.

Praticamente na mesma época surgiu outra civilização na região andina, ainda mais duradoura (o seudeclínio começou no século III a. C.), designada Civilização de Chavín. A imagem mais característica destepovo e da sua arte é homem-felino, que seria acompanhado por outras figuras como o jaguar, a serpenteou a águia. O centro cerimonial deste povo fica em Chavín de Huantar, no Perú, onde se situava osantuário do deus Huari, provavelmente equivalente a La Venta ou Tres Zapotes. Neste santuáriosalientam-se o templo Novo ou Pirâmide Maior e o templo de Lanzón.

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